Doença do Carrapato

Rhipicephalus sanguineus

Rhipicephalus sanguineus

Conhecida popularmente como “Doença do carrapato” as hemoparasitoses são doenças muito comuns na clínica de pequenos animais, sendo transmitidas principalmente pelo carrapato (Rhipicephalus sanguineus), provocam doenças graves e podendo levar a morte do animal.

Podem ser causadas por protozoários como a Babesia spp. (Babesiose) ou bactérias como a Ehrlichia canis (Erlichiose canina). Grandes infestações podem levar o animal a uma anemia severa já que o carrapato se alimento do sangue do cão, porém, não apenas grandes infestações podem transmitir a doença, sendo um carrapato que esteja contaminado com a doença já é suficiente para transmissão. 

Apesar de ambas serem transmitidas pela saliva do carrapato, são doenças distintas:

Babesiose

babesia Babesia spp

babesia Babesia spp

A babesiose é uma doença parasitária que causa anemia em decorrência da infecção das hemácias ou glóbulos vermelhos do sangue. No interior das hemácias o parasita se divide, formando dois ou quatro indivíduos, fazendo com que haja a ruptura da célula e infecção de novas hemácias.

Erlichiose

Erlichia canis

Erlichia canis

A erlichiose e uma doença bacteriana que pode causar trombocitopenia (plaquetas baixas) ou leucopenia (leucócitos baixos) em decorrência da infecção dos trombócitos (plaquetas) e dos leucócitos (monócitos e polimorfonucleares) respectivamente. Há três estágios da Erlichiose: a infecção aguda, a subclínica e a crônica. Estes estágios da doença vêm sendo descritos em cães, entretanto é difícil a distinção entre eles em animais infectados de forma natural. Porém, durante a fase subclínica, os animais podem não apresentar nenhum sintoma, podendo essa durar por até cinco anos evoluindo para a fase crônica.

Sintomas como apatia, mucosas pálidas, febre, falta de apetite, vômito, diarreia, dispneia, cansaço fácil, tosse, hematúria, alterações neurológicas (convulsão e ataxia) e alterações oftalmológicas como uveíte , ceratite, ceratoconjuntivite seca, ulceras corneais, hemorragias intraoculares (hifema), glaucoma agudo e cegueira súbita , são os sintomas mais comumente observados.

Fotos ilustrativas  de alterações oftalmológicas que podem ser causadas pelas hemoparasitoses

Fotos ilustrativas  de alterações oftalmológicas que podem ser causadas pelas hemoparasitoses

Está se tornando muito comum observar na rotina do consultório oftalmológico, animais apresentando alterações oftalmológicas como o único sintoma de infecção por hemoparasitoses, doenças infecciosas, metabólicas , tumorais e cardiológicas.  Isso ocorre devido aos olhos funcionarem como “linfonodos ou Ganglios “ ficando reativos a aqualquer alteração que possa estar ocorrendo no organismo. Após oexame ocular detalhado (realizado pelo oftalmologista veterinário) e exames laboratoriais, indicados durante a consulta, se constatado que a origem das alterações oculares é sistêmica,  o animaldeverá ser tratado em conjunto com o veterinário clinico.

Sabe se que a erlichiose é uma doença tratável em qualquer fase, porém pode ser fatal se não descoberta a tempo.  Um diagnostico precoce é sempre a melhor opção podendo não somente salvar a vida do seu animal como evitar a cegueira.

Caso desconfie que seu animal esteja apresentando algum dos sintomas consulte um veterinário.