Como socializar cachorro com outros cachorros
/Assistir a um par de cães correndo e rolando energeticamente juntos em um parque é certamente divertido e agradável para os donos humanos, mas o que está acontecendo para os cães envolvidos? Pesquisas nos mostram que o jogo social serve a uma variedade de funções possíveis para os cães durante seu desenvolvimento cognitivo e social, pode ser uma forma útil de exercício e parece ajudar a reduzir o estresse para alguns indivíduos. Não há dúvida de que o jogo social é uma atividade voluntária buscada por muitos cães, mas muitos outros parecem achar os sinais sutis do jogo social difíceis e estressantes de interpretar.
Podemos apenas especular sobre as complexas emoções envolvidas nas interações de jogo entre dois ou mais cães, mas podemos observar os sinais de linguagem corporal exibidos durante o jogo social para nos ajudar a determinar quando os participantes provavelmente estão se divertindo e quando provavelmente não estão. Fornecer interações positivas ao socializar seu cão quando filhote e identificar suas preferências de jogo quando adulto tornará o jogo social uma atividade benéfica e agradável para seu cão.
Quando o Jogo Social de Cães é Aceitável?
Poderíamos atribuir muitas ideias e emoções humanas ao jogo de cães, mas quando se trata de avaliar o que é aceitável para os cães envolvidos, é melhor deixar as ações dos cães falarem. Posições corporais, padrões de movimento, vocalizações e os menores, e constantemente mudantes, sinais exibidos no rosto, corpo e cauda de um cão, fornecem uma imagem para nos ajudar a decidir se o jogo é seguro, apropriado e benéfico para todas as partes envolvidas em qualquer momento.
Apesar da aparência animada e às vezes áspera do jogo entre cães, o jogo social é de certa forma mediado pelas regras sociais de justiça e reciprocidade. Um cenário de jogo ideal veria cada cão ter uma vez para 'ganhar' e 'perder' o jogo; você me persegue, eu te persigo; você me derruba, eu te derrubo. Esse tipo de interação recíproca mantém os jogadores justos.
O que é um Jogo Social de Cães Apropriado?
Para atender aos critérios de jogo social apropriado, os cães participantes precisariam fazer o seguinte:
Facilitar o jogo recíproco, alternando-se para 'ganhar' e 'perder'
Auto-limitar: ajustar a intensidade do jogo para acomodar um cão menor, mais fraco, menos experiente ou mais jovem
Anunciar regularmente suas intenções: usar posturas corporais como o arco de brincar para garantir que o outro cão saiba que essa interação é brincadeira, não uma ameaça
Manter baixa excitação (não ficar muito animado!)
Fazer pausas entre ações
Ler e responder à linguagem corporal de seu parceiro de jogo, ajustando ou interrompendo o jogo conforme necessário
Isso soa complexo porque é! Como humano, pode ser difícil identificar os códigos de jogo social conforme eles acontecem. Observar a linguagem corporal do seu próprio cão e a dos parceiros de brincadeira lhe dirá o quão confortável seu cão está e como ele está se adaptando ao jogo.
Sinais de jogo relaxado e confortável incluem:
Músculos relaxados, corpo flexível ou ondulado
Movimentos exagerados como saltar, alternar entre deitar e ficar de pé, virar/girar
Vulnerabilidade voluntária; rolar, permitir-se ser pego/derrubado
Contato breve como toques com o quadril, uma única pata, mordidas no pescoço/rosto
Posturas convidativas como arco de brincar
Boca solta e aberta
Vocalizações: rosnados contínuos com a boca aberta, conversa fiada, latidos procurando atenção
Pausas entre movimentos e curtas pausas entre correr/brigar
Quais São os Sinais de Jogo Social de Cães 'Inapropriado'?
Sinais de desconforto, excitação ou agressão crescente no jogo incluem:
Músculos tensos com movimento rígido, ou nenhum movimento/momento de congelamento
Manter posição frontal, peso sobre os dedos dos pés, peito para frente
Contato prolongado; queixo sobre, pata/perna sobre, montagem, impacto corporal contínuo
Evitação; esconder-se, mover-se continuamente para longe, procurar pelo dono
Comportamentos de deslocamento como coçar, eliminar, cheirar, enquanto ignora o outro cão
Boca fechada e apertada, pode-se ver os lábios levantados ou os dentes à mostra
Vocalizações: rosnados baixos com a boca fechada, latidos curtos e agudos juntos
Seguir incessantemente o outro cão, sem pausas na ação
Preparando Seu Cão Para o Jogo Social
Existem muitas coisas que você pode fazer para preparar seu cão para interações sociais com outros cães, sejam eles encontros breves ou sessões de jogo entusiasmadas. Criar oportunidades seguras e controladas para seu filhote ver e conhecer outros cães durante seus períodos críticos de desenvolvimento terá uma influência muito positiva em suas habilidades sociais na vida adulta. Ensinar seu filhote a ficar calmo e confortável na presença de outros cães os torna muito mais propensos a abordar os encontros de jogo de forma educada e confiante. Mesmo que nunca tenham se envolvido em jogos prolongados, seu filhote aprendeu a ler outros cães e como se concentrar em você na presença de outros cães, ambas habilidades muito importantes!
Nunca é tarde demais para aprender a linguagem corporal do seu cão e identificar o que eles podem estar sentindo. Donos de filhotes e cães adultos devem priorizar a compreensão dos fundamentos da linguagem corporal dos cães para reconhecer os sinais de estresse e saber quando intervir para ajudar seu cão. Ensinar sinais básicos como 'Olhe' e 'Venha' (recall) também é igualmente importante; esses sinais ajudam a redirecionar ou remover seu cão de situações indesejáveis.
Treinar sinais básicos também fortalece o vínculo entre você e seu cão; eles sabem que você sempre comunica claramente o que quer e que geralmente há petiscos deliciosos envolvidos quando você pratica sinais juntos. Em situações estressantes, as associações positivas que seu cão tem com você ajudam a reforçar seu status como uma fonte segura e confiável de conforto. Eles sabem que você pode tirá-los de apuros e irão procurá-lo se estiverem se sentindo desconfortáveis ou sobrecarregados durante uma interação social.
Gerenciando o Jogo Social do Seu Cão
Quando seu cão estiver pronto para se envolver no jogo, você deve estar preparado para observar e interromper a sessão de jogo, se necessário. Não é seguro nem responsável deixar seu cão sem supervisão durante o jogo, especialmente solto em um parque público para cães ou com cães que são desconhecidos para você e seu cão. Mesmo que seu cão seja uma borboleta social e geralmente pareça relaxado e respeitoso no jogo, você deve estar presente para mediar caso algo dê errado. Lembre-se, os cães têm vidas emocionais complexas e respondem a mudanças sutis no ambiente, então nunca são totalmente previsíveis!
Uma das maneiras mais fáceis de evitar uma experiência de jogo negativa para seu cão é primeiro considerar que tipos de cães seriam os melhores companheiros de jogo. Isso variará dependendo da experiência social do seu cão, estilo de jogo e preferências, bem como sua idade e estado de saúde. Claro, algumas combinações seriam muito evidentemente um desastre; você não permitiria que seu filhote de Dogue Alemão de seis meses brincasse com o Chihuahua de 16 anos do vizinho porque isso provavelmente representaria um risco significativo de segurança para o cão menor e mais velho. Outras combinações potencialmente inadequadas são menos óbvias.
O objetivo principal ao gerenciar o jogo entre cães é manter a segurança de todos os cães envolvidos. O gerenciamento também serve para prevenir experiências negativas que poderiam influenciar o comportamento de um cão no futuro e para ensinar os cães como se adaptar durante o jogo e manter as regras sociais de justiça e reciprocidade.